Vendas no varejo caem 0,4% em novembro, frustrando expectativas

Os mercados globais projetam um cenário otimista para a economia mundial em 2025, mas o ambiente político pode desempenhar um papel crucial no desempenho dos títulos de dívida nos Estados Unidos e Europa, conforme relatório divulgado pela gestora Janus Henderson.

 

Segundo Jenna Barnard, codiretora de Títulos Globais da gestora, a política comercial que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, decidir implementar será determinante para o comportamento dos mercados de títulos individuais no próximo ano.

 

“A abordagem que o presidente Trump optar por adotar, em relação a que países, será fundamental para os mercados de títulos em 2025”, afirmou Barnard.

 

Perspectiva de juros e inflação

 

Os mercados precificam cortes mais moderados nas taxas de juros, em linha com a expectativa de um pouso suave para as economias desenvolvidas. Apesar da inflação permanecer acima das metas em muitos países, geralmente na faixa de 2%, a combinação com um mercado de trabalho resiliente deve levar os bancos centrais a ajustes graduais em suas políticas monetárias, retornando a patamares considerados neutros.

 

Impacto político

 

Barnard também destacou que a instabilidade política, especialmente nos Estados Unidos com o segundo mandato de Trump, poderá criar condições para maior volatilidade, mas com oportunidades para investidores em títulos de dívida.
“Se esta última situação se concretizar, os rendimentos dos títulos em vários países poderão acabar sendo positivamente interessantes para os investidores”, completou.

 

A expectativa é de que decisões políticas relacionadas a tarifas, política fiscal e relações internacionais desempenhem um papel significativo na definição dos rendimentos de títulos de países desenvolvidos ao longo de 2025.