A euforia em torno das criptomoedas está atingindo níveis críticos, segundo o indicador “Crypto Euphoria Needham Diagram” (CEND), desenvolvido pela Needham & Co. O índice, que monitora diversas métricas relacionadas ao mercado de criptoativos, registrou um valor de 64 nesta semana, o maior desde sua criação e próximo de “níveis extremos” de otimismo. Em dezembro de 2024, o índice estava em 55, ainda abaixo do pico de 82 observado em outubro de 2021.
Crescimento da euforia
De acordo com a Needham, a leitura atual do CEND reflete um otimismo exagerado, historicamente associado aos topos de mercado. O índice considera seis métricas subjacentes, incluindo o Z-score do valor de mercado para o valor realizado (MVRV), o domínio do Bitcoin, e dados relacionados ao comportamento de investidores de varejo e institucionais.
“Nesta semana, o CEND atingiu seus níveis mais altos desde que começamos a publicar o índice”, afirmou a Needham. “Praticamente todas as métricas subjacentes que analisamos para rastrear o ciclo de criptomoedas subiram após a posse de Trump.”
Entre os sinais de euforia, destaca-se o aumento de alavancagem on-chain, indicando maior tomada de risco, e o domínio elevado do Bitcoin, característico das fases iniciais de um mercado em alta, quando os investidores ainda evitam altcoins mais arriscadas.
Indicadores adicionais
- Z-score MVRV do Bitcoin: Permanece em níveis altos, sugerindo que muitos participantes estão lucrando, o que historicamente precede correções.
- Busca por ‘cripto’ no Google: Atingiu os maiores níveis desde 2021, impulsionada pelo lançamento de uma memecoin associada ao ex-presidente Donald Trump.
- Aplicativos financeiros: Oito dos dez aplicativos financeiros mais baixados estão relacionados a criptomoedas, indicando um aumento no interesse do varejo.
Apesar disso, aplicativos tradicionais como Coinbase (NASDAQ:COIN) e Robinhood perderam posição desde dezembro, enquanto novos concorrentes têm ganhado espaço.
Euforia institucional
Os analistas da Needham também destacaram que o consenso de Wall Street em relação a ações relacionadas ao setor de criptoativos mostrou crescimento, com otimismo crescente sobre mineradores de Bitcoin. No entanto, a visão sobre a Coinbase permanece pessimista.
“A crescente euforia institucional e do lado vendedor em relação às criptomoedas reforça nossa percepção de um mercado em fase de alta, mas também alerta para riscos de correções futuras”, afirmaram os analistas.